40 anos de Sgt. Pepper!

sgtpepper.jpgSgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, é considerado um dos melhores discos de todos os tempos e o mais influente álbum da história do rock, ao ponto de ter sido descrito certa vez por um crítico como “um momento decisivo na história da civilização Ocidental”.

Quatro décadas depois de seu lançamento, uma nova gravação do álbum, feita por músicos atuais foi produzido para comemorar a data. Oasis, Razorlight, Kaiser Chiefs, Bryan Adams, Travis e o The Magic Numbers estão entre os que participaram do projeto de uma das rádios da BBC.

Geoff Emerick – o engenheiro de som encarregado das sessões originais em 1967 – participou do projeto usando o mesmo equipamento da época. As sessões de gravação começam a ser transmitidas neste sábado pela Radio 2 da BBC. O programa, que também entrevista os grupos que participaram, tem duas partes.

Bryan Adams gravou a faixa título e afirmou que o álbum foi um dos mais “influentes” já lançados e que ele “ainda se sente atraído por estas canções”. “Aquelas canções daquele álbum são trabalhadas de uma forma bela, gravadas de uma forma bela e nunca conseguiremos chegar perto disso”, afirmou.

Razorlight gravou a música With a Little Help From My Friends e a banda The Magic Numbers gravou She’s Leaving Home. Getting Better foi regravada pelo Kaiser Chiefs. “Acredito que, pelo fato de que você tinha que trabalhar muito mais para isto, os resultados foram muito mais surpreendentes”, disse o vocalista do Kaiser Chiefs, Ricky Wilson.

 sgt_pepper1.jpg

Veja quinze fatos por trás da música dos quatro rapazes de Liverpool:

– O Sgt Pepper’s foi o oitavo álbum da banda.

– O disco foi gravado nos famosos estúdios de Abbey Road em um período de 129 dias, custando 25 mil libras (hoje, o equivalente a aproximadamente R$ 96 mil).

– O Pink Floyd estava gravando Piper at the Gates of Dawn no estúdio ao lado, ao mesmo tempo.

– Acredita-se que a idéia de fazer o disco como se Sergeant Pepper’s fosse uma banda de verdade tenha sido de Paul McCartney.

– O álbum foi feito para ser tocado de uma vez só, do começo ao fim.

– Semanas depois do lançamento do disco, Jimi Hendrix já tocava a música-título em seus shows.

– Foi o primeiro álbum de rock a ganhar o Grammy de melhor disco do ano e de melhor disco contemporâneo.

– A revista Rolling Stone colocou o Sgt Pepper’s em primeiro lugar numa lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

– O design da capa foi feito por Peter Blake: uma colorida colagem de fotografias de papelão em tamanho real de pessoas famosas, incluindo Marlon Brando e Karl Marx.

– A atriz Mae West inicialmente recusou aparecer na capa, mas mudou de idéia depois de receber uma carta dos Beatles.

– O design original foi modificado antes do lançamento do disco, com as imagens de Jesus e de Hitler sendo retiradas da foto.

– Havia rumores de que a música Lucy in the Sky with Diamonds seria uma referência à droga LSD. Lennon sempre negou isso, insistindo que a canção foi inspirada em um desenho feito por seu filho, Julian, que desenhou sua colega de escola, Lucy Vodden.

– A letra da música Being for the Benefit of Mr Kite foi adaptada quase que palavra por palavra de um antigo cartaz de circo, que John Lennon comprou numa loja de antigüidades.

– A voz de McCartney foi acelerada na canção When I’m 64 para que tivesse um som mais original.

– Com quase cinco milhões de cópias vendidas, Sgt Pepper’s foi o álbum mais vendido na Grã-Bretanha em todos os tempos (excluindo coletâneas).

fonte: BBC 

Anúncios

Um comentário em “40 anos de Sgt. Pepper!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s